sexta-feira, 8 de julho de 2011

PROJETO DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO – Aprender lendo e escrevendo




PROJETO DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO – Aprender lendo e escrevendo

Tema: Ler e aprender

Entidade: ESCOLA ESTADUAL

Unidade: DONA ROSA PEDROSSIAN

Diretora de Ensino: LUIZA COLLI

Coordenação Pedagógica: RICARDA

Professora responsável: SHARA DA SILVA ROJES MUSSATO

Disciplina: Língua Portuguesa

Professor colaborador : AGUINALDO – SALA DE TECNOLOGIA

Período: Abril a Dezembro de 2011 – Vespertino

Clientela: Alunos do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental


Relato descritivo

O projeto “APRENDER LENDO E ESCREVENDO “,tem como objetivo desenvolver nas aulas de Língua Portuguesa, vários aspectos que constituem a leitura e produção textual, revelando, mediante essa descrição o ato de compreender e refletir sobre a função social da leitura e da escrita em diferentes modalidades textuais.
Este trabalho está sendo desenvolvido na Escola Estadual - Dona Rosa Pedrossian com os alunos do Ensino Fundamental do 7º ao 9º ano do período matutino, pois essa clientela tem sido um objeto de preocupação no cotidiano escolar. Saliento ainda, que muitas vezes estes alunos chegam à escola com muita dificuldade na leitura e produção de texto, dificuldades trazidas desde as séries cursadas anteriormente ou até mesmo pela deficiência de aprendizagem do próprio aluno. Entretanto um dos múltiplos desafios a ser enfrentado pela escola é de fazer com que os educandos aprendam a ler corretamente e produzir textos coesos e coerentes.

A perspectiva atuada nesse projeto é de que os alunos dominem as habilidades de decodificação e aprendam as distintas estratégias que levam a compreensão atribuindo sentido ao que foi decodificado, ancorando-se finalmente na habilidade de compreender o que nos chega por meio das informações colhidas, analisando-as e posicionando-as criticamente.

Dessa forma a realização desse projeto é um meio de sanar essa problemática e melhorar a qualidade de ensino, pois a aquisição da leitura é imprescindível para agir com autonomia na sociedade e de suma importância para aprendizagem de qualquer ser humano, pois através dela o indivíduo é capaz de comunicar-se, obter informações analisá-las, expressar e defender pontos de vista, bem como refletir sobre visões de mundo e produzir o seu conhecimento. Portanto a leitura é um processo de interação entre o leitor e o texto.

Partindo dessa ideia, estou usando 1h/a das aulas de Língua Portuguesa para trabalhar as dificuldades dos mesmos quanto a leitura e produção de textos utilizando diversos gêneros e tipos textuais realizando as seguintes atividades:

Leituras de livros na sala de aula (A escolha é feita pelos próprios alunos) de acordo com a faixa etária – infanto juvenil e juvenil (Ampliar a visão de mundo e desenvolver o hábito de leitura );

Roda de leitura ( leitura coletiva de textos de diversos gêneros – Conto de ficção, memórias, fábulas, artigo de opinião, poemas, poesias, propagandas: slogan,logomarca,logotipo, história em quadrinhos, notícias e etc. ) Ler e Contar histórias para os colegas de sala desenvolvendo a entonação de voz , fluência, o pensamento crítico e a compreensão dos alunos mediante a cada leitura;

Apresentação de seminários, debates e teatros; (Com intenção de abordar os assuntos polêmicos);

Saraus de poemas, poesias e paródias;

Assistir vídeos ou filmes contendo os gêneros textuais – Sala de tecnologia; para eficaz aprendizagem dos alunos através do recurso audiovisual, referente à narrativa de contos fictícios, enriquecendo a criatividade e imaginação no momento da produção de texto; Exemplo:

- gênero textual – conto / filme “ As crônicas de Nárnia”
Produção de um conto de ficção – Filme de curta metragem

- Memórias / filme “ Os dois filhos de Francisco e O menino da porteira”;
- Pesquisas na internet e Vídeos de notícia no youtube.com. br;


Produzir textos na sala de aula (produto final de cada gênero estudado);

- Finalização do projeto com o Concurso de leitura e produção de texto;

Obs. Este projeto está em andamento desde Abril até Dezembro de 2011.
- DIVULGAÇÃO NO BLOG DA ESCOLA, MURAL E PORTIFÓLIO COM FOTOS (Como meio de valorizar todas as atividades desenvolvidas pelos alunos durante o 1º, 2º, 3º e 4º bimestre).


“... precisamos de alunos ativos, que aprendam a descobrir por si mesmos, em parte através de sua própria atividade espontânea, em parte através do material que organizamos para eles”.(Jean Piaget)