quarta-feira, 11 de julho de 2012

SIMULADO NO EERP - AÇÃO DO PROJETO JOVEM DE FUTURO





A Escola Estadual Dona Rosa Pedrossian tem a responsabilidade de comprometimento de melhorar cada vez mais a qualidade de ensino, garantindo assim uma aprendizagem eficaz para nossos educandos.Dessa forma, desenvolvemos simulados nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática, que são ações correspondentes do Projeto Jovem do Futuro 2012, voltado para alunos do ensino médio com objetivo de prepará-lo para as provas do ENEM e vestibulares.Esperamos que nossos educandos sejam autores de sua própria história com êxito e que esses façam dessas pequenas ações de aprimorar o conhecimento em grandes oportunidades de aprender. 

terça-feira, 10 de julho de 2012

FESTA JUNINA DO EERP - AÇÃO DO PROJETO JOVEM DE FUTURO


FESTA JUNINA DO EERP


No dia 29 de Junho, aconteceu a Festa Junina do EERP (Escola Estadual Dona Rosa Pedrossian), abrilhantando a quadrilha tivemos a participação especial da Diretora Luiza Colli, professores e alunos. A festa estendeu-se nos três períodos com muita alegria, comilanças e danças típicas. A comunidade escolar se empenhou para que a mesma acontecesse, tanto que foi um sucesso total, agradecemos o empenho de todos os professores, alunos, coordenadores e também a Diretora Parabéns E.E.R. P! 

Por mais essa energia que contagia. 



segunda-feira, 9 de julho de 2012

PROJETO DE LEITURA DO EERP 1º EF AO 3º EM

PROJETO DE LEITURA DONA ROSA PEDROSSIAN Tema: Leitura na escola Entidade: ESCOLA ESTADUAL Unidade: DONA ROSA PEDROSSIAN Diretora de Ensino: LUIZA COLLI Coordenação Pedagógica: RICARDA LEDESMA Coordenadora de área: SHARA DA SILVA ROJES MUSSATO Disciplina: Língua Portuguesa Professor colaborador : AGUINALDO – SALA DE TECNOLOGIA Período: Março a Dezembro Clientela: Alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio Relato descritivo O projeto de leitura tem como objetivo desenvolver nas aulas de Língua Portuguesa, vários aspectos que constituem a leitura e produção textual, revelando, mediante essa descrição o ato de compreender e refletir sobre a função social da leitura e da escrita em diferentes modalidades textuais. Este trabalho está sendo desenvolvido na escola Dona Rosa Pedrossian com os alunos do Ensino Fundamental e médio, pois esses alunos tem sido um objeto de preocupação no cotidiano escolar. Salientamos ainda, que muitas vezes estes alunos chegam à escola com muita dificuldade na leitura e produção de texto, dificuldades trazidas desde as séries cursadas anteriormente ou até mesmo pela deficiência de aprendizagem do próprio aluno. Entretanto um dos múltiplos desafios a ser enfrentado pela escola é de fazer com que os educandos aprendam a ler corretamente e produzir textos coesos e coerentes. A perspectiva atuada nesse projeto é de que os alunos dominem as habilidades de decodificação e aprendam as distintas estratégias que levam a compreensão atribuindo sentido ao que foi decodificado, ancorando-se finalmente na habilidade de compreender o que nos chega por meio das informações colhidas, analisando-as e posicionando-as criticamente. Dessa forma a realização desse projeto é um meio de sanar essa problemática e melhorar a qualidade de ensino, pois a aquisição da leitura é imprescindível para agir com autonomia na sociedade e de suma importância para aprendizagem de qualquer ser humano, pois através dela o indivíduo é capaz de comunicar-se, obter informações analisá-las, expressar e defender pontos de vista, bem como refletir sobre visões de mundo e produzir o seu conhecimento. Portanto a leitura é um processo de interação entre o leitor e o texto. Partindo dessa ideia, estamos usando 1h/a das aulas de Língua Portuguesa para trabalhar as dificuldades dos mesmos quanto à leitura, principalmente em adquirir o gosto e hábito de ler utilizando diversos gêneros textuais. “A leitura torna o homem completo; a conversação torna-o ágil; e o escrever dá-lhe precisão”. Francis Bacon

PROJETO TOSCO

Escola Estadual Dona Rosa Pedrossian Diretora: Luiza Colli Coordenadora de área: Shara S. Rojes Mussato Séries: 6º ao 9º ano Fundamental e 1º médio Professores da escola O Tosco é um projeto de prevenção e combate a violência na escola. A essência do projeto é passar para comunidade escolar um ensinamento positivo de vida principalmente aos nossos adolescentes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Médio, que será desenvolvido durante o ano de 2012 pelos professores da escola de forma interdisciplinar. A escola não está imune à violência, pois ela está associada a fatores externos á escola ( exclusão social, racial e de gênero; crescimento do tráfico e do uso de drogas; colapso da estrutura familiar, falta de espaços de socialização) e fatores internos ( baixa qualidade do ensino, falta de respeito nas relações, normas e regimento, ou seja, a violência põe em risco o mais fundamental de todos os direitos da pessoa humana: o direito a vida. Dessa forma o projeto veio para solucionar e ajudar a combater essa problemática. O projeto Tosco em ação, relata a história de uma menino chamado Tosco, que sofre e prática violência de várias maneiras. Através de uma linguagem simples e direta, o livro tenta desenvolver valores éticos e morais, trazendo fatos e questões abordadas no cotidiano do aluno. Na expectativa de que esses pensem nas suas atitudes com colegas, professores e família. Assim, na escola os professores trabalharam diversas atividades como:  Leitura do livro “Tosco”;  Teatro;  Rap do Tosco;  Frases;  História em Quadrinhos;  Desenhos;  Mural informativo e poesias e outros; PARABÉNS! EDUCADORES E ALUNOS DA ESCOLA PELO TRABALHO REALIZADO NESSE 1º SEMESTRE. "A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda." Paulo Freire