terça-feira, 3 de abril de 2012

EEDRP DESENVOLVE PROJETO GEOPARK

Os professores de geografia Cleonice ,Jerry e os alunos do 1º e 2º ano da Escola Estadual Dona Rosa Pedrossian, estão desenvolvendo o Projeto Geopark Bodoquena Pantanal, proposto pela Secretaria de Cultura do Estado de Mato Grosso do Sul.
Como parte do projeto estava previsto um passeio ecológico, onde, os alunos teriam de observar a natureza analisando os aspectos positivos e negativos do meio ambiente local, este passeio foi executado no ultimo dia 29/03 (Quinta-Feira), onde, participaram as Coordenadoras e Diretora da escola.
Em parceria com a senhora Fátima Cordella (Presidente do Fórum de Turismo do Pantanal), Sônia Lopes (Gerente Operacional do Catamarã Águas do Miranda) e apoio da Secretária Municipal de Educação, que cedeu o transporte de Miranda até a Localidade de Salobra.
Os alunos embarcaram no Catamarã Águas do Rio Miranda, às 8 horas da manhã e realizaram o passeio observando as margens do Rio Miranda ao som de uma boa musica local e pantaneira, neste meio de tempo, tiveram explicações do Guia Pantaneiro Emerson Vilalba e a Senhora Sônia sobre: aves, animais, comunidade local e também sobre o próprio Rio Miranda. O fator marcante nesta primeira etapa do projeto Geopark Bodoquena Pantanal, foi ter a oportunidade de conhecer o contraste do encontro das águas do Rio Miranda com o Rio Salobrinha, os guias explicaram que isso ocorre devido o Rio Miranda ser de água doce e o Rio Salobrinha ser de água calcaria (Salgada). Já existe hoje uma lei ambiental que proíbe a pesca 100 metros abaixo e acima de onde ocorre o encontro das águas, mas que nem sempre é respeitado por pescadores “inconscientes”, colocando em risco esta riqueza natural que o nosso município possui.
Foram tiradas fotos para a montagem do projeto e voltaram contentes por poderem observar essa dádiva da natureza tão próxima de nós, mas que poucos Mirandenses tiveram a oportunidade de apreciar.
Vale à pena fazer esse passeio e ajudar na preservação da natureza para que nossos filhos e netos possam viver a emoção de conhecer lugares tão maravilhosos como esse.
O objetivo do projeto desenvolvido pela Escola Dona Rosa Pedrossian é justamente este conscientizar a população Mirandense, adotamos a seguinte frase: “Precisamos conhecer para valorizar”.