segunda-feira, 9 de julho de 2012
PROJETO DE LEITURA DO EERP 1º EF AO 3º EM
PROJETO DE LEITURA DONA ROSA PEDROSSIAN
Tema: Leitura na escola
Entidade: ESCOLA ESTADUAL
Unidade: DONA ROSA PEDROSSIAN
Diretora de Ensino: LUIZA COLLI
Coordenação Pedagógica: RICARDA LEDESMA
Coordenadora de área: SHARA DA SILVA ROJES MUSSATO
Disciplina: Língua Portuguesa
Professor colaborador : AGUINALDO – SALA DE TECNOLOGIA
Período: Março a Dezembro
Clientela: Alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio
Relato descritivo
O projeto de leitura tem como objetivo desenvolver nas aulas de Língua Portuguesa, vários aspectos que constituem a leitura e produção textual, revelando, mediante essa descrição o ato de compreender e refletir sobre a função social da leitura e da escrita em diferentes modalidades textuais.
Este trabalho está sendo desenvolvido na escola Dona Rosa Pedrossian com os alunos do Ensino Fundamental e médio, pois esses alunos tem sido um objeto de preocupação no cotidiano escolar. Salientamos ainda, que muitas vezes estes alunos chegam à escola com muita dificuldade na leitura e produção de texto, dificuldades trazidas desde as séries cursadas anteriormente ou até mesmo pela deficiência de aprendizagem do próprio aluno. Entretanto um dos múltiplos desafios a ser enfrentado pela escola é de fazer com que os educandos aprendam a ler corretamente e produzir textos coesos e coerentes.
A perspectiva atuada nesse projeto é de que os alunos dominem as habilidades de decodificação e aprendam as distintas estratégias que levam a compreensão atribuindo sentido ao que foi decodificado, ancorando-se finalmente na habilidade de compreender o que nos chega por meio das informações colhidas, analisando-as e posicionando-as criticamente.
Dessa forma a realização desse projeto é um meio de sanar essa problemática e melhorar a qualidade de ensino, pois a aquisição da leitura é imprescindível para agir com autonomia na sociedade e de suma importância para aprendizagem de qualquer ser humano, pois através dela o indivíduo é capaz de comunicar-se, obter informações analisá-las, expressar e defender pontos de vista, bem como refletir sobre visões de mundo e produzir o seu conhecimento. Portanto a leitura é um processo de interação entre o leitor e o texto.
Partindo dessa ideia, estamos usando 1h/a das aulas de Língua Portuguesa para trabalhar as dificuldades dos mesmos quanto à leitura, principalmente em adquirir o gosto e hábito de ler utilizando diversos gêneros textuais.
“A leitura torna o homem completo; a conversação torna-o ágil; e o escrever dá-lhe precisão”.
Francis Bacon
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário