quarta-feira, 4 de dezembro de 2013
O USO PEDAGÓGICO DO FACEBOOK (Atividade 3.2 Curso Rede de Aprendizagem)
O PROJETO EM PARCERIA DAS ESCOLAS ESTADUAIS: DONA ROSA PEDROSSIAN E CAETANO PINTO.
O USO PEDAGÓGICO DO FACEBOOK
APRESENTAÇÃO
Na atualidade o aluno tem acesso às redes sociais, os professores também, as redes sociais estão presentes no nosso dia a dia, o projeto visa utilizar as redes sociais de forma significativa na aprendizagem do aluno, a interação entre alunos de escola diferentes contribuirá para o bom desempenho dos alunos.
JUSTIFICATIVA
A escola tem o dever de preparar o aluno para vida formal e profissional, pensando nisso, utilizaremos a rede social Facebook que esta sendo usada no momento não apenas para relacionamentos, mas também para assuntos profissionais, com o projeto, tentaremos introduzir o uso da mesma de forma pedagógica, buscando uma aprendizagem dinâmica e eficaz e segura. As redes de relacionamento aproximam e distanciam, no caso do projeto tentaremos aproximar, lembrando que através do Facebook jovens do mundo inteiro podem ter contato entre si, dentro do acesso a internet muitas das vezes não tendo limite. A cultura digital está presente em 80% da população brasileira, os jovens principalmente têm “Duas Vidas” uma vida normal e a outra virtual. O desafio é utilizar o Facebook a serviço da educação direcionando o aluno para a aprendizagem digital.
OBJETIVO GERAL
Utilizar o Facebook, ou melhor, as redes sociais para contribuição da aprendizagem do aluno em sua formação escolar, incentivar, orientar, possibilitar a utilização do recurso na escola, tendo em vista que alguns não têm acesso diário à internet, o aluno poderá pesquisar, tirar suas conclusões e compartilhar com os demais colegas e principalmente aprender e ensinar.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Utilizar o Facebook como ferramenta do ensino e aprendizagem, onde poderá ser acessada e utilizada independente do local onde se encontre, desde que tenha acesso a internet, poderá navegar na internet em busca do conhecimento específicos de conteúdos que será compartilhado e dividido com os demais colegas de classe e alunos de outra escola que estejam no mesmo ano, contribuindo, portanto, para a formação escolar, ideológica de cada um.
METODOLOGIA
No FACEBOOK, criaremos um grupo com o nome “Estudantes do EERP e EECP”, onde os alunos poderão tirar suas duvida e postar seus comentários, vídeos, textos, reportagens, endereços eletrônicos a respeito de determinados assuntos conforme direcionar o professor regente da disciplina de Língua Inglesa.
RECURSOS
HUMANOS: Alunos do 3º “A” do período matutino das escolas: Dona Rosa Pedrossian e Caetano Pinto. Professores Gerenciadores de Tecnologia de ambas as escolas.
TECNOLÓGICO: Cpus, Internet, máquina digital fotográfica, Datashow e caixa de som amplificada.
FÍSICO: Sala de Tecnologia.
DESENVOLVIMENTO
Será feito nas respectivas escolas conforme o horário de cada uma, o Facebook será apenas uma ferramenta entre tantas outras para estimular o aluno a aprender utilizando recursos virtuais para aperfeiçoar seu aprendizado. Atuarão como administradores do grupo os Gerenciadores de Tecnologias e Recursos Midiáticos da Escola Estadual Dona Rosa Pedrossian e Escola Estadual Caetano Pinto, os alunos do 3º “A” das respectivas escolas serão alocados dentro do grupo “ Estudantes do EERP e EECP”, os professores da disciplina em comum acordo criarão tópicos a serem discutidos, onde o professor da Escola Estadual Caetano Pinto fará a Orientação dos Alunos do EERP e o professor da Escola Rosa Pedrossian fará a orientação dos alunos da EECP. Num primeiro momento os professores da disciplina utilizaram de enquetes, onde os alunos poderão interagir entre si independente da escola que frequente. Num segundo momento serão postados vídeos em inglês sem legenda (retirados do youtube), estimulando assim a audição das palavras, logo após, será aberto um tópico de discussão sobre o que cada um aprendeu, ou melhor, entendeu. Num terceiro momento serão postados textos em inglês para que seja feita a tradução, podendo ser usado o google tradutor, porém, cada um dos alunos terá de postar a sua tradução em um dia e hora determinado pelos dois professores da língua inglesa, forçando assim a cada um fazer a sua tradução individual. Em um quarto momento alunos do EERP farão a postagens de tópicos em inglês, as contribuições só poderão ser respondidas em inglês, estimulando assim a escrita na língua inglesa.
RESULTADOS ESPERADOS
Esperamos que todos possam aprender de forma agradável, que o aproveitamento seja de forma total e igualitária, que os alunos sintam-se motivados e preparados para os Vestibulares e ENEM, que todos participem. Que o facebook seja usado não apenas como uma rede de relacionamento, mas também como uma rede de aprendizagem.
RESULTADOS FINAIS
Alcançamos o objetivo atingindo as expectativas de se ensinar usando a rede de relacionamento facebook também para ensinar, passando a essência do conteúdo em parceria com a tecnologia.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário